Roberto Ortolani Júnior, uma vida dedicada à profissão de cirurgião-dentista

2015-06-22

Deixou esposa, três filhas e três netos. Faleceu com 82 anos, no dia 9 de maio de 2015.

Roberto Ortolani Júnior formou-se em Odontologia na UFPR, em 1953. Abriu seu primeiro consultório em Inácio Martins, logo retornando a Curitiba. Foi contratado pela UFPR em 1958, como professor de Histologia Odontológica.

Encerrou suas atividades no consultório particular em 1983, mas continuou lecionando. Aposentou-se da UFPR em 1988, mas manteve sua atividade na disciplina de Histologia Bucal na PUCPR até 2000. Deixou esposa, três filhas e três netos. Faleceu com 82 anos, no dia 9 de maio de 2015.

O Professor Waldemiro Gremsky, atual reitor da PUCPR e docente aposentado do Departamento de Biologia Celular da UFPR, falou sobre sua convivência com Ortolani. “Conhecer e conviver com pessoas que nos cativaram, que nos conquistaram, não apenas com sua competência profissional e científica mas com sua retidão de caráter, respeito a princípios e dedicação à instituição, é uma das mais gratas experiências que a vida pode nos proporcionar. Nos meus mais de 30 anos dedicados à Universidade Federal, poucas pessoas chamaram mais a minha atenção nesse aspecto do que o Prof. Roberto Ortolani Júnior. A minha lembrança traz à mente uma pessoa de uma simpatia e simplicidade contagiantes, cujo sorriso permanente e olhar cativante tinham o condão de levar à harmonia e serenidade a todos a quem encontrava. Encontrar o Professor Roberto no corredor ou no laboratório era certeza de um momento agradável. Amava seu trabalho como professor e pesquisador, o qual sempre desempenhou como missão, com rigor científico e dedicação exemplares. Por onde passou, semeou amizade, respeito e carinho".

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.