Servidores da saúde promovem manifestação em Curitiba

2014-09-22

Como resultado, os servidores devem se reunir na próxima sexta-feira (26) com representantes da prefeitura. Mas já sinalizam com uma greve.

Os servidores público de Curitiba, da área de saúde, promoveram uma manifestação no último sábado (20) para protestar "contra as péssimas condições de trabalho nas unidades da capital". O CRO/PR esteve presente ao ato, que teve início na Praça Santos Andrade e percorreu diversas ruas da cidade, até chegar à Praça Ouvidor Pardinho, onde há uma unidade de saúde.

A mobilização contou com servidores das diversas especialidades e das diferentes regionais. Eles manifestaram-se contra a sobrecarga sofrida pelo trabalhador, devido à falta de concurso público, à ampliação da política de terceirizações e à falta de leitos hospitalares em Curitiba.

A coordenação do Sismuc, sindicato que representa a categoria, cobra da prefeitura o cumprimento das pautas definidas desde o início da gestão, além de recusar qualquer tentativa de arrocho ou corte de direito dos trabalhadores. “A prefeitura não pode ir na contramão da história”, diz Irene Rodrigues, coordenadora do Sismuc.

“Os servidores se aposentam e não entra mais ninguém”, exclama a servidora ASB que se identifica como Leo. Ela atua na região Sul de Curitiba. Protesta também contra a falta de material e remédios na sua unidade.

O mesmo sentimento é o de Maria Aparecida. Há 29 anos ela trabalha na rede pública, passou pelo trabalho em UPAs, Samu e hoje está na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e, de acordo com ela, apresenta más condições de trabalho. Para piorar, a servidora soma-se à crítica contra proposta da gestão de fatiamento da incorporação das gratificações do ESF.

Como resultado da manifestação, os servidores devem se reunir na próxima sexta-feira (26) com representantes da prefeitura. Mas caso não haja solução para os problemas apresentados, a Saúde aponta por uma paralisação geral. Uma assembleia já está marcada, para o dia 13 de outubro, para definir os rumos do movimento.

  • Fonte: Assessoria de Imprensa, com informações do Sismuc

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.