CRO-PR fiscaliza Unidades de Saúde em Fazenda Rio Grande

2018-04-04

Em duas Unidades de Saúde em Fazenda Rio Grande foram encontradas irregularidades e lavrados os Auto Termos.

A coordenadora do setor de Ética, a CD Dra. Daniele Bocheko e os fiscais Adonis Rocha de Paula e Renato Cardin, estiveram nesta quarta-feira 04 de abril, em uma ação de fiscalização em duas unidades de saúde de Fazenda Rio Grande, acompanhados do secretário de saúde do município, ReJomar Lopes de Andrade, da CD Mariane Rodrigues de Melo e Enf. Mara Helena Bogaski da Vigilância Sanitária do Estado (DVVSS/SESA) e Dr. Luiz Alcântara da Vigilância Sanitária Municipal.
Na ação de fiscalização foram visitadas a Unidades de Saúde Canaã e a Unidade de Saúde Santa Terezinha, onde foram constatadas as diversas irregularidades. Foram encontrados medicamentos e insumos com data de validade vencida, ausência de testes biológicos e do registro de esterilização, falta de equipamentos e materiais, alimentos armazenados no mesmo local de medicamentos, produtos sem registro no Ministério da Saúde ou Anvisa, além de equipamentos de Raios-X fora de uso e equipamentos de proteção radiológica em condições precárias.

Também foi constatada a falta de registro das Unidades de Saúde junto ao CRO-PR, o que já foi encaminhado pelos fiscais, porém os profissionais, Cirurgiões-Dentistas, Técnicos de Saúde Bucal e Auxiliares de Saúde Bucal estavam regularmente registrados no Conselho.

Dentro da filosofia de diálogo implantado pela Nova Gestão, a conversa com o Secretário de Municipal de Saúde foi bastante produtiva e foram apresentados diversos documentos comprobatórios de licitações em andamento para a compra de insumos e equipamentos, sendo que o Secretário agradeceu a visita dos profissionais do Conselho que, além de lavrar os auto-termos como manda o Código de Ética,  puderam indicar diversos procedimentos que devem auxiliar na regularização das condições das unidades de saúde do município.

O Projeto CRO nos Municípios abrange todas as Cidades do Estado e tem o objetivo de valorizar os profissionais de Odontologia, fiscalizando as condições de trabalho e a estruturação do plano de Cargos e Salários para o setor de Saúde Bucal.

A nova gestão do conselho entende a eficiência do diálogo, mas não fará vistas grossas, mesmo sabendo das limitações orçamentárias de cada municipalidade.

• Fonte: Depto. de Ética e Fiscalização do CRO-PR