Problemas de saúde bucal representam 20% das faltas ao trabalho no setor industrial

2016-04-12

Tema será discutido no 16.º Congresso da Associação Nacional em Medicina do Trabalho, que ocorrerá de 14 a 19 de maio, em Foz do Iguaçu

Dados da Organização Mundial de Saúde revelam que cerca de 20% das faltas ao trabalho no setor industrial têm vinculação com problemas de saúde bucal. Isto porque qualquer problema de origem bucal acaba provocando desconforto físico, emocional, além de diminuir a produtividade de um empregado dentro de sua função. A dor orofacial pode alterar a qualidade de vida mais do que úlceras, diabetes e pressão alta.

O tema ganhará espaço no 16º Congresso Nacional da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), que ocorrerá entre os dias 14 e 19 de maio, em Foz do Iguaçu. O painel temático “A Saúde Bucal na perspectiva do cuidado integral da saúde do trabalhador” reunirá especialistas para falar sobre a atuação odontológica da atuação médica nesta área e na busca por um caminho comum que favoreça, sobretudo, a saúde do trabalhador.

O doutor em Odontologia e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Sávio Moreira da Silva, apresentará no painel o tema “A contribuição da Odontologia na prevenção, promoção e recuperação da saúde e qualidade de vida do trabalhador”. Para ele, que atua como responsável técnico odontológico da Volvo Odontologia e Assistência Médica (VOAM), apesar das doenças ocupacionais e dos acidentes de trabalho envolvendo a Odontologia estar presentes em algumas atividades específicas, é preciso que a equipe de saúde do trabalhado construa um ambiente laboral que promova a saúde. “Muitos trabalhadores estão expostos a riscos frequentes. Um exemplo são as máquinas de café e refrigerante que estão disponíveis em muitas indústrias com bebidas pré-adoçadas disponíveis para consumo a qualquer momento”. Para ele, medidas informativas e restritivas relacionadas ao consumo de açúcar podem ser adotadas para conciliar o benefício oferecido ao trabalhador e a minimização do risco de cárie, por exemplo.

Uma Resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que normatiza as áreas de atuação do cirurgião-dentista no ambiente de trabalho, representa para Moreira um avanço quando define a área de atuação do profissional, contudo a não obrigatoriedade da participação de profissionais da odontologia na equipe de saúde do trabalhador torna as experiências nesta área ainda pequena. “Precisamos sensibilizar a sociedade da importância desta atuação dos seus benefícios para ampliarmos a efetiva presença do dentista no ambiente de trabalho”, acredita.

Segundo a Resolução, áreas de competência para atuação do especialista em Odontologia do Trabalho incluem: identificação, avaliação e vigilância dos fatores ambientais que possam constituir risco à saúde bucal no local de trabalho, em qualquer das fases do processo de produção; assessoramento técnico e atenção em matéria de saúde, de segurança, de ergonomia e de higiene no trabalho, assim como em matéria de equipamentos de proteção individual, entendendo-se inserido na equipe interdisciplinar de saúde do trabalho operante; planejamento e implantação de campanhas e programas de duração permanente para educação dos trabalhadores quanto a acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e educação em saúde; organizar estatística de morbidade e mortalidade com causa bucal e investigar suas possíveis relações com as atividades laborais; realização de exames odontológicos para fins trabalhistas; e análise socioepidemiológica dos problemas de saúde bucal do trabalhador.

Também farão parte deste painel temático, os especialistas em Odontologia do Trabalho: Gilberto Pucca, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde (DSAST-MS), trará o tema “A Saúde Bucal na perspectiva do cuidado integral da saúde do trabalhador”; Wellington Zaitter, da Universidade Positivo, falará sobre “Os efeitos e agravos da saúde bucal relacionadas com fatores de risco no ambiente de trabalho”; e Kátia Zanon Hespanhol, da Petrobras (RJ), tratará sobre “A prática do cuidado da saúde bucal do trabalhador nos ambientes de trabalho”.

Informações sobre o evento podem ser encontradas AQUI

  • Fonte: Assessoria de Imprensa

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.