Segunda reunião da Agenda de Recepção dos Candidatos recebe Gustavo Fruet e Osiris Klamas nesta terça, 06.

2016-09-07

Nesta terça feira (06/07/2016) em mais uma reunião para discussão das propostas dos candidatos às eleições de 2016, para o setor de Odontologia, o CRO-PR recebeu Gustavo Fruet, candidato a prefeito e o candidato a vereador C.D. Dr. Osiris Pontoni Klamas.

Com a mesa formada ainda pelo Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cesar Monte Serrat Titton, o Presidente do SOEPAR, Dr. Fabiano Augusto Sfier de Mello e o candidato à vice-prefeito Sr. Paulo Salamuni,

o Presidente do CRO-PR, Dr. Aguinaldo Coelho de Farias, deu início à reunião pontuando sobre a necessidade de valorização do profissional de Odontologia, sobre as diferenças de tratamento da Vigilância Sanitária para as redes públicas e privadas e questionou a possibilidade da criação de um cargo de gestão especificamente para as políticas ligadas à Odontologia, para o município de Curitiba.

O Candidato e atual Prefeito Municipal Gustavo Fruet fez uma apresentação resumida da gestão atual, apresentando números dos investimentos realizados, pontuando em obras iniciadas em gestões anteriores,  fazendo um comparativo com o valor de custeio do setor de saúde. Discorreu também sobre as dificuldades da gestão  do município, face à realidade econômica e aos entraves burocráticos de diversas naturezas e que, mesmo assim, considera que a cidade avançou, sem deixar de entender as diversas necessidades de obras a serem executadas e serviços a serem melhorados.

Com a participação da mesa e dos presentes, em um debate franco, foram discutidas questões estruturais do exercício da Odontologia, como a necessidade de equalização do tratamento da Vigilância Sanitária para os setores público e privados e a necessidade de facilitar os processos para obtenção de alvarás, em que foram entendidas a necessidade de mudança em ambos aspectos.

Outro ponto importante da reunião foi a discussão sobre a diminuição da representatividade da Odontologia no setor de saúde, em que houve questionamento da classe, sobre a criação de um modelo onde deve haver um gestor especializado (em Odontologia) para o setor de Odontologia da rede de saúde do município, na busca de uma política mais clara para a saúde bucal e também da necessidade de coordenação especializada no direcionamento dos investimentos em Odontologia. Neste sentido ainda, foi pontuado a precariedade de estrutura para o atendimento odontológico primário em que pese a falta de equipamentos básicos como os aparelhos de Raio X, fundamentais para o diagnóstico e tratamento dos pacientes da rede pública, assim como a necessidade de maior clareza e definição das políticas ligadas à odontologia.

Em seguida foi dada a palavra ao candidato à vereador, o C. D. Dr. Osiris Klamas, apresentou a sua visão, agora com maior experiência sobre os modelos e procedimentos da gestão pública, uma vez que esteve participando da  gestão como Secretário Executivo da Defesa Civil Municipal, colocando sua inteira disponibilidade, conhecimento e defesa das necessidades e propostas da classe odontológica e colocando claramente em favor da proposta de valorização do CRO-PR dada aos candidatos advindos da Odontologia.

O Presidente encerrou a reunião agradecendo os presentes e colocando resumidamente as propostas discutidas nesta noite e que farão parte de uma carta de intenções que conterá as propostas da classe Odontológica e será entregue à todos os candidatos ao pleito de 2016.

Agradecemos ao atual prefeito e candidato à reeleição pela diálogo com os Cirurgiões Dentistas.

  • Fonte: Setor de Comunicação do CRO-PR

Voltar

Lista de Notícias

Confira a lista completa de notícias

Notícias sobre o que acontece, novidades e muito mais.